• O Blog

    Cérebro de Banana foi um blog que durou de 2006 a 2007 com publicações de humor questionável e variado em sua grade no decorrer desse ano, tendo seu retorno agora, 4 anos depois. Retorno esse marcado por uma nova linha de postagens, layout e categorias de posts, o que podemos entender como um novo blog. Mas o que pouco importa também...

  • Categorias

    Filosofias da Vida Criatividade Humor Opiniões Bananas

Aculturação no Natal

É, está acabando o ano. Sabemos disso quando começa as propagandas e especiais de Natal na televisão, ou quando em todo lugar já tem árvores de Natal. Hoje, cheguei em casa e vi a danada lá no cantinho da sala, me avisando que o ano estava acabando. Que deprimente. Mas afinal, de onde vem essa história do Natal estar ligado à esse pinheiro todo papagaiado? Natal é a celebração do nascimento de Jesus, será que Jesus era lenhador?!

Que nada, essa história de árvore de natal, começou na Alemanha no século 16. Os moradores da cidade gostavam de enfeitar pinheiros com papéis coloridos, frutas e doces, próximo ao natal. E o pisca-pisca que vemos hoje nas árvores, antes era feito com velas acesas, representando a purificação e a chama acesa representava Cristo, a luz do mundo. Imagine quantos incêndios devia ocorrer com essa histórinha…Então, a partir do século 19 a árvore de natal chegou na Inglaterra, França, Portugal e o resto da Europa, até chegar nos Estados Unidos. Depois, já no século 20, a tradição veio para a Espanha e toda a América Latina.

O problema é que a tradição espalhou-se impecável, quase sem nenhuma mudança. Se lá eles enfeitavam pinheiros cheios de neve, que tragam neve e pinheiros para enfeitarmos aqui também. E é esse o problema, nós moramos em um país tropical que é raro ter neve e os pinheiros ligados ao natal, não são daqui. Mas isso não é problema, podemos criar neve e árvores sintéticas. Mas porra, o natal aqui no Brasil é comemorado no verão, como é que querem ter neve em pinheiros, no natal?!

Se desde o início, lá no século 20 ainda, quando nos passaram essa tradição, botassemos a árvore de natal de acordo com a nossa cultura, ou seja, se botassemos a árvore de natal com a cara do Brasil, a árvore de natal seria assim:

Árvore de Natal no Brasil deveria ser assim

Fuis-mes

Anúncios

2 Respostas

  1. E eu achando que o natal tinha sido criado pelo comércio…

    🙂

  2. Amigo…
    A respeito do numero 7, não apenas tem o risco do meio, como também tem um risco em baixo quando foi criado.
    Quem criou os numeros, os fêz pensando num modo fácil de memorizar, no qual, cada numero representa uma certa quantidade de angulos.
    Por exemplo:
    1 -> um angulo
    2 -> dois angulos..
    8 -> oito angulos..
    0 -> valor nulo, não possui angulos.

    Meio dificil d entender?
    http://www.midiafun.zip.net ou
    http://www.imageload.org/out.php/i2593_0101.jpg

    espero ter ajudado! 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: